1º- Capa
Fazem parte da capa os seguintes elementos:
· Nome da escola;
· Área disciplinar a que se destina;
· Título do relatório;
· Identificação do(s) autor(es);
· Mês e ano em que o trabalho foi realizado.
Pode incluir uma imagem.
A página da capa é contabilizada, mas não é numerada.
Exemplo:
Aqui, coloca-se o nome ou a designação das partes que constituem o teu relatório, tendo cada uma delas uma numeração. Esta numeração será romana (I, II, III…), se se tratar de um tema mais geral ou de um capítulo. Nos capítulos e subcapítulos usa numeração a árabe (1, 2, 3…). Cada uma das divisões e subdivisões deve conter, à frente, as páginas onde se encontram.
ÍNDICE
INTRODUÇÃO ----------------------------- 1
I.PROFISSÕES ---------- 2
1. Programador ----- 6
2. Mecânico --------- 8
II. LEGISLAÇÃO LABORAL ---------- 10
CONCLUSÃO ------------------------------ 13
BIBLIOGRAFIA --------------------------- 14
3º Introdução
Exemplo:
O tema é…Foi escolhido devido a …O que se pretende tratar é…com o objetivo de demonstrar …Resolvemos começar por… e continuar… etc.
Na introdução, deves escrever sumariamente o que vais tratar e como o vais fazer e indicar o objetivo do relatório. Poderás ter de refazer várias vezes a introdução, à medida que vais construindo o teu relatório e adquirindo novos conhecimentos. Exemplo de alguns aspetos que poderás colocar na introdução:
Depois de terminares o trabalho, volta à introdução e verifica os seguintes aspetos:
- Se referiste elementos na introdução que, posteriormente, te esqueceste de analisar no corpo do trabalho (no desenvolvimento).
- Se te esqueceste de referir na introdução aspetos que o corpo do trabalho possui.
O desenvolvimento, também chamado corpo do trabalho, é a parte mais extensa deste.
Esta parte deve incluir:
· Contextualização teórica, abordando o tema em estudo com base em pesquisa bibliográfica (OBRIGATÓRIO PARA ESTE RELATÓRIO: mínimo 3 páginas; máximo 5 páginas; tamanho da letra: 12 (texto), 16 (títulos); tipo de letra: calibri ou arial).
· Material utilizado na atividade experimental (fazer alterações ao protocolo, se necessário).
· Procedimento (alterar o tempo verbal para o pretérito perfeito; fazer alterações ao protocolo, se necessário.
· Discussão dos resultados, onde respondes às questões indicadas no protocolo.
NOTA: A informação que recolheres em livros, enciclopédias, revistas, jornais, internet… NÃO PODE SER TOTALMENTE PLAGIADA, ou seja, COPIADA!
5º Conclusão
A conclusão é o resumo do teu relatório e deve dar ao leitor/professor uma visão de conjunto (global) daquilo que fizeste. Não só deve dar resposta aos problemas/questões levantados, assim como deve abrir a possibilidade de novas questões, passíveis de um trabalho posterior. Evidentemente, estas questões devem decorrer, logicamente, do trabalho que realizaste.
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