Tipos e Anatomia da Motherboard


Formatos-Padrões de Motherborads (Placa-mãe)

 
A motherboard de um computador é um dos componentes mais importantes que o constituem.
 
Para evitar que cada fabricante de motherboards criasse as suas placas com medidas e formatos diferentes, foram criados formatos standard para as motherboards.
 
Vamos analizar os formatos mais frequentes e historicamente mais relevantes: AT, Baby AT, ATX, MicroATX, FlexATX, LPX, NLX, ITX, mini-ITX e BTX.


Formatos AT e BabyAT – O formato AT é um dos formatos mais antigos e usados pelos fabricantes. A sigla AT quer dizer Advanced Technology e foi inicialmente usada para designar os primeiros computadores que usaram o processador 80286. Foi utilizada entre 1983 até 1996, quando surgiu o formato ATX.
A placa no formato AT é muito larga para encaixar nas caixas AT que existem no mercado, por isso a maioria das motherboards do formato “AT” , são placas fabricadas no formato “Baby AT”. O formato “Baby AT” possui todas as características de uma placa do formato AT, mas é mais “estreita”.

Formato ATX
 
O formato ATX foi criado pela Intel para acabar com alguns problemas das placas no formato AT e Baby AT. Este formato demorou algum tempo a ser aceite no mercado, mas atualmente é o formato mais utilizado para motherboards.
ATX é uma sigla com as iniciais de "Advanced Technology Extended".

Quase todas as placas para processadores a partir do Pentium II, (da Intel e da AMD), seguem o formato ATX.

Sem comentários:

Enviar um comentário