Dispositivos de Interligação de Redes


Dispositivos de Interligação de Redes  

Os principais dispositivos de expansão e/ou interligação de redes são:
  •  Repeaters ou repetidores
  • Bridges ou pontes
  • Hubs e switches
  • Routers e gateways

Repetidores ou Repeaters
São dispositivos electrónicos que repetem os sinais ao longo do meio físico de transmissão.
Frequentemente, existem outros aparelhos como os hubsque desempenham também esta função.

Recebem os sinais transmitidos ao longo de um cabo e repetem-nos para o segmento seguinte desse cabo, ou seja, regeneram ou amplificam os sinais de modo a evitar a atenuação que ocorre ao longo do cabo, permitindo, desta forma, aumentar o alcance desse cabo.


Bridges ou pontes

São dispositivos de interligação de redes ou sub-redes.
Permitem dividir uma rede local em duas ou interligar duas redes já existentes, e gerir o tráfego entre essas sub-redes.
Permitem interligar redes situadas em locais geograficamente afastados, permitindo constituir redes mais abrangentes (por exemplo redes campus e MAN, etc.) 
Exemplo: (filtra as mensagens), só deixa passar de um segmento para outro as mensagens que se destinam ao(s) computador(es) da outra sub-rede.

Exemplo: ligar 2 sub-redes locais, situadas em diferentes compartimentos ou departamentos.


Hubs e switches
São dispositivos de centralização de ligações em redes de computadores.
Podem ser simples caixas com circuitos eléctricos  onde são efectuadas as ligações dos cabos dos computadores ligados em rede (hubs passivos), ou para além disso, atuar também como repetidores ou regeneradores de sinal (hubs activos).
  • Os hubs são usados para ligar os vários dispositivos que compõem uma rede: computadores, impressoras ou outros.
  • Um hub distribui a informação para todas as portas simultaneamente.
  • Os hubs podem ser usados para estender uma rede.

Existem hubs de maior dimensão, a que chamamos de hub modular. Tem a possibilidade de aceitar vários tipos de ligações, para vários tipos de redes.

Stackable hub - são hubs que se podem ligar uns ao outros e assim surgirem na rede como um único.


 
Switches
Os switchs são dispositivos de centralização de ligações e que permitem a comutação das ligações e uma melhor gestão do tráfego nas redes.
 
Para além de permitirem a centralização das ligações  entre os computadores de uma rede local, proporcionam a comutação e o controlo de tráfego entre computadores e sub-redes.
Tal como o hub, o switch liga vários segmentos de uma rede,  mas enquanto que um hub distribui a informação para todas as portas simultaneamente, o switch estabelece uma ligação directa entre dois quaisquer postos ligados a ele (o emissor e o receptor ).
Nos switchs nunca há colisões porque os switches são full-duplex!
Routers e gateways

São dispositivos de encaminhamento (routing) de mensagens, os quais permitem interligar redes locais (como os bridges, mas proporcionam funções de nível mais elevado, ou interligar redes remotas, constituindo uma WAN ou uma internet (interligação de redes).
Os routers são dispositivos de encaminhamento de mensagens entre redes diferentes e, eventualmente, quando entre emissor e receptor existem vários caminhos possíveis.
Fazem-no através de uma tabela de routing, espécie de mapa da rede que os permite localizar os computadores e routers a que está ligado.
São dispositivos (normalmente computadores) com funções semelhantes aos routers ou, por vezes, com algumas funções adicionais ou distintas.
Atuam como intermediários de comunicação entre 2 sistemas que usam diferentes sistemas operativos ou protocolos de comunicação (conversores de protocolos).
São dispositivos fundamentais da interligação dos milhares de redes que constituem a Internet.
Desempenham a função de encaminhar as mensagens da sua rede de origem à rede de destino, determinando os melhores percursos que nem sempre são os mais curtos em extensão, mas que estão disponíveis, menos congestionados ou com melhores níveis de desempenho.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário