Módulo Base 1: Pesquisar, Filtrar e Estruturar Informação e Conteúdos em Ambientes Digitais-25h
- Formular questões que permitam orientar a recolha de dados ou informações pertinentes.
- Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa.
- Realizar pesquisa, utilizando os termos selecionados e relevantes, de acordo com o tema a desenvolver.
- Analisar e avaliar criticamente a qualidade e a credibilidade da informação.
- Adotar práticas seguras de utilização das aplicações digitais e na navegação na Internet.
- Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação, pesquisa, organização e gestão da informação.
- Gerar e priorizar ideias, desenvolvendo planos de trabalho de forma colaborativa, selecionando e utilizando, de forma autónoma e responsável, as tecnologias digitais mais adequadas e eficazes para a concretização de projetos desenhados.
- Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação, pesquisa, organização e gestão da informação.
- Respeitar os direitos de autor e as licenças e compreender como se aplicam à informação e aos conteúdos digitais.
1º- Capa
Fazem parte da capa os seguintes elementos:
·
Nome da escola;
·
Área disciplinar a que se destina;
·
Título do relatório;
·
Identificação do(s) autor(es);
·
Mês e ano em que o trabalho foi realizado.
Pode incluir uma imagem.
A página da capa é contabilizada,
mas não é numerada.
Escola Secundária do Forte da Casa
Tecnologias da Informação e Comunicação
RELATÓRIO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL “…”
Manuel Castro
10º Ano, Turma 1, n.º 19
Outubro de 2020
Aqui, coloca-se o nome ou a designação das partes que constituem o teu relatório, tendo cada uma delas uma numeração. Esta numeração será romana (I, II, III…), se se tratar de um tema mais geral ou de um capítulo. Nos capítulos e subcapítulos usa numeração a árabe (1, 2, 3…). Cada uma das divisões e subdivisões deve conter, à frente, as páginas onde se encontram.
ÍNDICE
INTRODUÇÃO ----------------------------- 3
I.A VIOLÊNCIA NAS CIDADES ---------- 4
1.
O trânsito e a agressão ----- 6
II. VIOLÊNCIA
E DESPORTO ---------- 11
1.
Desportos
violentos? --- 11
2.
Vítimas ---------------------
13
CONCLUSÃO -----------------------------
15
BIBLIOGRAFIA ----------------------------
16
3º Introdução
Exemplo:
Foi escolhido devido a …
O que se pretende tratar é…com o objetivo de demonstrar …
Resolvemos começar por… e continuar… etc
Na introdução, deves escrever sumariamente o que vais tratar e como o vais fazer e indicar o objetivo do relatório. Poderás ter de refazer várias vezes a introdução, à medida que vais construindo o teu relatório e adquirindo novos conhecimentos. Exemplo de alguns aspetos que poderás colocar na introdução:
Depois de terminares o trabalho, volta à introdução e verifica os seguintes aspetos:
· Se referiste elementos na introdução que, posteriormente, te esqueceste de analisar no corpo do trabalho (no desenvolvimento);
· Se te esqueceste de referir na introdução aspetos que o corpo do trabalho possui.
O
desenvolvimento, também chamado corpo do trabalho, é a parte mais extensa
deste. Esta parte deve incluir:
·
Contextualização teórica, abordando o
tema em estudo com base em pesquisa bibliográfica (OBRIGATÓRIO PARA ESTE
RELATÓRIO: mínimo 3 páginas; máximo 5 páginas; tamanho da letra: 12 (texto), 16 (títulos); tipo de
letra: calibri ou arial).
·
Material utilizado na atividade
experimental (fazer alterações ao protocolo, se necessário).
·
Procedimento (alterar o tempo verbal para
o pretérito perfeito; fazer alterações ao protocolo, se necessário
· Discussão dos resultados, onde respondes às questões indicadas no protocolo.
NOTA: A informação que recolheres em livros, enciclopédias, revistas, jornais, internet… NÃO PODE SER TOTALMENTE PLAGIADA, ou seja, COPIADA!
5º Conclusão
A
conclusão é o resumo do teu relatório. Esta deve dar ao leitor/professor uma
visão de conjunto (global) daquilo que fizeste. Não só deve dar resposta aos
problemas/questões levantados, assim como deve abrir a possibilidade de novas
questões, passíveis de um trabalho posterior. Evidentemente, estas questões
devem decorrer, logicamente, do trabalho que realizaste.
hi
ResponderEliminarolá
Eliminarhello
Eliminar