TIC_10_M1-Pesquisar,Filtrar e Estruturar Informação e Conteúdos em Ambientes Digitais

Módulos da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, do 10º ano dos Cursos  Profissionais. Este programa entrou em vigor no ano letivo 2020/2021.


Módulo Base 1: Pesquisar, Filtrar e Estruturar Informação e Conteúdos em Ambientes Digitais-25h

Aprendizagens essenciais: 

  • Formular questões que permitam orientar a recolha de dados ou informações pertinentes.
  • Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa.
  • Realizar pesquisa, utilizando os termos selecionados e relevantes, de acordo com o tema a desenvolver.
  • Analisar e avaliar criticamente a qualidade e a credibilidade da informação.
  • Adotar práticas seguras de utilização das aplicações digitais e na navegação na Internet.
  • Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação, pesquisa, organização e gestão da informação.
  • Gerar e priorizar ideias, desenvolvendo planos de trabalho de forma colaborativa, selecionando e utilizando, de forma autónoma e responsável, as tecnologias digitais mais adequadas e eficazes para a concretização de projetos desenhados.
  • Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação, pesquisa, organização e gestão da informação.
  • Respeitar os direitos de autor e as licenças e compreender como se aplicam à informação e aos conteúdos digitais.

Dicas para elaborar um relatório de um trabalho/projeto

1º- Capa

Fazem parte da capa os seguintes elementos:

·        Nome da escola;

·        Área disciplinar a que se destina;

·        Título do relatório;

·        Identificação do(s) autor(es);

·        Mês e ano em que o trabalho foi realizado.

Pode incluir uma imagem.

A página da capa é contabilizada, mas não é numerada.

Exemplo:

Escola Secundária do Forte da Casa

Tecnologias da Informação e Comunicação

RELATÓRIO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL “…”

 

Manuel Castro

10º Ano, Turma 1, n.º 19

 

Outubro de 2020

2º - Índice


Aqui, coloca-se o nome ou a designação das partes que constituem o teu relatório, tendo cada uma delas uma numeração. Esta numeração será romana (I, II, III…), se se tratar de um tema mais geral ou de um capítulo. Nos capítulos e subcapítulos usa numeração a árabe (1, 2, 3…). Cada uma das divisões e subdivisões deve conter, à frente, as páginas onde se encontram. 
Não se indica a página do índice no próprio índice!

Exemplo:

ÍNDICE

 INTRODUÇÃO ----------------------------- 3

I.A VIOLÊNCIA NAS CIDADES ---------- 4

1. O trânsito e a agressão ----- 6

II.  VIOLÊNCIA E DESPORTO ---------- 11

1.       Desportos violentos? --- 11

2.       Vítimas --------------------- 13

CONCLUSÃO ----------------------------- 15

BIBLIOGRAFIA ---------------------------- 16



3º Introdução


Exemplo:

O tema é…

Foi escolhido devido a …

O que se pretende tratar é…com o objetivo de demonstrar …

Resolvemos começar por… e continuar… etc


Na introdução, deves escrever sumariamente o que vais tratar e como o vais fazer e indicar o objetivo do relatório. Poderás ter de refazer várias vezes a introdução, à medida que vais construindo o teu relatório e adquirindo novos conhecimentos. Exemplo de alguns aspetos que poderás colocar na introdução:



Depois de terminares o trabalho, volta à introdução e verifica os seguintes aspetos:

· Se referiste elementos na introdução que, posteriormente, te esqueceste de analisar no corpo do trabalho (no desenvolvimento);

· Se te esqueceste de referir na introdução aspetos que o corpo do trabalho possui.


4º Desenvolvimento

O desenvolvimento, também chamado corpo do trabalho, é a parte mais extensa deste. Esta parte deve incluir:

·        Contextualização teórica, abordando o tema em estudo com base em pesquisa bibliográfica (OBRIGATÓRIO PARA ESTE RELATÓRIO: mínimo 3 páginas; máximo 5 páginas; tamanho da letra: 12 (texto), 16 (títulos); tipo de letra: calibri ou arial).

·        Material utilizado na atividade experimental (fazer alterações ao protocolo, se necessário).

·        Procedimento (alterar o tempo verbal para o pretérito perfeito; fazer alterações ao protocolo, se necessário

·        Discussão dos resultados, onde respondes às questões indicadas no protocolo.


NOTA: A informação que recolheres em livros, enciclopédias, revistas, jornais, internet… NÃO PODE SER TOTALMENTE PLAGIADA, ou seja, COPIADA!

5º Conclusão


 A conclusão é o resumo do teu relatório. Esta deve dar ao leitor/professor uma visão de conjunto (global) daquilo que fizeste. Não só deve dar resposta aos problemas/questões levantados, assim como deve abrir a possibilidade de novas questões, passíveis de um trabalho posterior. Evidentemente, estas questões devem decorrer, logicamente, do trabalho que realizaste.


6º Bibliografia



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