TIC - 8ºano - Scratch

Iniciação à programação - Scratch

Ficha de trabalho 1

(Inserir Palco da Biblioteca do Scratch, Inserir Atores, Movimento)

 

1.   Entra no Scratch on-line (https://scratch.mit.edu/)

2.   Cria um novo projeto.

 

Clica em Tutoriais. Vê os tutoriais pela seguinte ordem:

§   Começar

§   Adicionar um ator

§   Adicionar um cenário

§   Animar um ator

 

 

Exercício prático:

 

Personagem: um gato.

 

Cenário: a divisão de uma casa (quarto).

 

 

Objetivo: fazer com que o gato ande 30 passos de cada vez.

 

 

Comandos: 


 

Executa o teu programa e vê o que acontece.

Grave o exercício como ficha 1_teu nome e turma, e envia pelo moodle.



Ficha de trabalho 2

(Inserir Palco da Biblioteca do Scratch, Sons, Movimento)

 

1.   Entra no Scratch on-line (https://scratch.mit.edu/)

2.   Cria um novo projeto.

 

Clica em Tutoriais. Vê os tutoriais pela seguinte ordem:

§   Começar

§   Adicionar um ator

§   Adicionar um cenário

§   Animar um ator

 

Exercício prático:

 

Inserir uma personagem: um rapaz ou uma rapariga.

Inserir um cenário: uma rua/cidade.

 

Objetivo: fazer com que a personagem ande na rua de um lado para o outro e diga “Olá”.

 

Comandos:


Executa o teu programa e vê o que acontece.

Grave o exercício como ficha 2_teu nome e turma, e envia pelo moodle. 



Ficha de trabalho 3

(Inserir Palco da Biblioteca do Scratch, Trajes, Sons, Movimento)

 

1.   Entra no Scratch on-line (https://scratch.mit.edu/)

2.   Cria um novo projeto.

 

Clica em Tutoriais. Vê os tutoriais pela seguinte ordem:

§   Começar

§   Adicionar um ator

§   Adicionar um cenário

§   Animar um ator

 

Exercício prático:

 

Inserir uma personagem: um morcego.

Inserir um cenário: um castelo.

 

Objetivo: Fazer com que o morcego ande a voar (bater as asas) de um lado para o outro e emita um som. Alterar o tamanho do morcego para 80%.

 

Comandos:


Executa o teu programa e vê o que acontece. 

Grava o projeto como ficha 3_teu nome e turma, e envia pelo moodle.
 

Ficha de trabalho 4

(Criar o palco, alterar a cor das personagens, movimento)

 

1.   Entra no Scratch on-line (https://scratch.mit.edu/)

2.   Cria um novo projeto.

Exercício prático:

 

O cenário deve ter uma cor amarelo claro.

Personagens:  4 gatos (o mesmo gato com cores diferentes).

       

Objetivo: Mover cada um dos gatos utilizando as teclas de movimento (setas), para a direita, para a esquerda, para cima e para baixo. Mudar a cor de cada gato.

Comandos:

Executa o teu programa e vê o que acontece.

Grava o projeto como ficha 4_teu nome e turma, e envia pelo moodle.

 


Ficha de trabalho 5

(Inserir palco, alterar a cor das personagens, movimento, aparência, controlo)

 

1.   Entra no Scratch on-line (https://scratch.mit.edu/)

2.   Cria um novo projeto.

Exercício prático:

 

O cenário deve ser um aquário.

Personagens:  2 peixes (Fish2 e Fish3).

       

Objetivo: Fazer com que cada um dos peixes se desloque de um lado para o outro no aquário. Se o Fish3 tocar no Fish2, então o Fish3 diz: “Tem cuidado!” e altera o seu tamanho para 120%, espera 1 seg e volta a ter o tamanho original (100%).

O Fish2 anda de um lado para o outro e diz: “Olá”.


Comandos:


Executa o teu programa e vê o que acontece.

Grava o projeto como ficha 5_teu nome e turma, e envia pelo moodle.











Sem comentários:

Enviar um comentário