Ficha de trabalho 1
(Inserir Palco da Biblioteca do Scratch,
Inserir Atores, Movimento)
1. Entra
no Scratch on-line (https://scratch.mit.edu/)
2. Cria
um novo projeto.
Clica em Tutoriais. Vê os tutoriais pela
seguinte ordem:
§
Começar
§
Adicionar um ator
§
Adicionar um cenário
§
Animar um ator
Exercício prático:
Personagem: um gato.
Cenário: a divisão de
uma casa (quarto).
Objetivo: fazer com
que o gato ande 30 passos de cada vez.
Comandos:
Executa o teu programa e vê o
que acontece.
Grave o exercício como ficha 1_teu nome e turma, e envia pelo moodle.
Ficha de trabalho 2
(Inserir Palco da Biblioteca do Scratch,
Sons, Movimento)
1. Entra
no Scratch on-line (https://scratch.mit.edu/)
2. Cria
um novo projeto.
Clica em Tutoriais. Vê os tutoriais pela
seguinte ordem:
§
Começar
§
Adicionar um ator
§
Adicionar um cenário
§
Animar um ator
Exercício prático:
Inserir uma personagem: um
rapaz ou uma rapariga.
Inserir um cenário: uma rua/cidade.
Objetivo: fazer com que a
personagem ande na rua de um lado para o outro e diga “Olá”.
Comandos:
Executa o teu programa e vê o
que acontece.
Grave o exercício como ficha
2_teu nome e turma, e envia pelo moodle.
Ficha de trabalho 3
(Inserir Palco da Biblioteca do Scratch,
Trajes, Sons, Movimento)
1. Entra
no Scratch on-line (https://scratch.mit.edu/)
2. Cria
um novo projeto.
Clica em Tutoriais. Vê os tutoriais pela
seguinte ordem:
§
Começar
§
Adicionar um ator
§
Adicionar um cenário
§
Animar um ator
Exercício prático:
Inserir uma personagem: um
morcego.
Inserir um cenário: um
castelo.
Objetivo: Fazer com
que o morcego ande a voar (bater as asas) de um lado para o outro e emita um
som. Alterar o tamanho do morcego para 80%.
Comandos:
Ficha de trabalho 4
(Criar o palco, alterar a cor das
personagens, movimento)
1. Entra
no Scratch on-line (https://scratch.mit.edu/)
2. Cria
um novo projeto.
Exercício prático:
O cenário deve ter uma cor amarelo claro.
Personagens: 4 gatos (o mesmo gato com cores diferentes).
Objetivo: Mover cada um dos gatos
utilizando as teclas de movimento (setas), para a direita, para a esquerda,
para cima e para baixo. Mudar a cor de cada gato.
Comandos:
Executa o teu programa e vê o
que acontece.
Grava o projeto como ficha 4_teu nome e turma, e envia pelo moodle.
Ficha de trabalho 5
(Inserir palco, alterar a cor das
personagens, movimento, aparência, controlo)
1. Entra
no Scratch on-line (https://scratch.mit.edu/)
2. Cria
um novo projeto.
Exercício prático:
O cenário deve ser um aquário.
Personagens: 2 peixes (Fish2 e Fish3).
Objetivo: Fazer com que cada um dos peixes
se desloque de um lado para o outro no aquário. Se o Fish3 tocar no Fish2,
então o Fish3 diz: “Tem cuidado!” e altera o seu tamanho para 120%, espera 1
seg e volta a ter o tamanho original (100%).
O Fish2 anda de um lado para o outro e diz: “Olá”.
Comandos:
Executa o teu programa e vê o que acontece.
Grava o projeto como ficha
5_teu nome e turma, e envia pelo moodle.
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