Avarias num Computador

Deteção e correção de Avarias num Computador

POST: É o software que testa os componentes da Unidade de Processamento (na realidade é um conjunto de testes e se falhar o computador não arranca.
Se o POST for concluído com sucesso então o computador arranca e produz um "beep", caso contrario existirá uma avaria que será necessário averiguar.
Poucos componentes de hardware são reparados, pois o preço dos componentes e da mão-de-obra não compensam, o que geralmente se faz é proceder à sua substituição.
A função do técnico de hardware normalmente é de detetar onde está a avaria e de seguida substituir o componente que está avariado.

Passos a seguir na reparação de um computador:
  1. Desligar o cabo da corrente elétrica para evitar a passagem da corrente para o interior do computador, nomeadamente a placa principal.
  2. Testar cabo de alimentação e testar a fonte de alimentação (fio ferde + fio preto -» liga a fonte).
  3. Verificar se todos os componentes estão devidamente ligados à placa principal.
  4. Ligar o computador e verificar as suas reações.

Códigos de Beeps

O computador mostra o tipo de avaria(s) que tem, através de sinais (Beeps) quando o computador arranca ou a partir de mensagens enviadas para o monitor.
Essas avarias podem ser provocadas pelo software ou pelo harware.
Não existe um standard para estes códigos, normalmente cada fabricante de BIOS tem um código diferente para o mesmo tipo de erro.
Em caso de avarias mais graves, em que o BIOS não consegue comunicar com a placa de vídeo, os códigos de erro que são emitidos devem ser consultados na tabela de beeps existente no manual da placa do próprio computador. A sequência de beeps emitidos, depende da BIOS que estiver instalada no computador.

Em várias situações, as tabelas de códigos de erros não informam com precisão a causa do erro. Devem ser consideradas apenas como pistas para resolver o problema. Na prática, a substituição de componentes/peças é o que mais ajuda a detetar uma avaria ou problema.

Vamos fazer referência a 3 fabricantes de BIOS (BIOS AMI, BIOS da Phoenix e BIOS da Award).
 
BIOS AMI
 
BIOS da Phoenix
As BIOS da Phoenix utilizam sequências de beeps um pouco diferentes das BIOS AMI. Cada série é composta de mini-sequências.
Por exemplo, a série 1-1-3 consiste num beep, uma pausa, um beep, uma pausa, três beeps e uma pausa mais longa.

Se no arranque do computador não for emitido nenhum beeps é porque está tudo bem.

BIOS da Award
Os beeps emitidos pelas BIOS Award representam problemas na memória de vídeo, ou qualquer outro tipo de erro na placa de vídeo, ou problemas na RAM.

Sem comentários:

Enviar um comentário